Encontre um experimento mão na massa para sua próxima aula:
Os experimentos da Ciênsação
foram concebidos para serem:
— breves —
levam só alguns minutos da sua aula
— simples e focados —
realizados pelos alunos em sala de aula,
sem equipamentos complicados que prejudicam a concentração
— envolventes & promotores de habilidades —
desafiam seus alunos a »fazer« ciência ativamente
ao proporcionar o desenvolvimento de experimentos,
a interpretação crítica dos resultados
e a chegar a conclusões baseadas em evidências
— seguros —
sem fogo, riscos químicos ou perigos semelhantes;
de modo que você pode fazer essas atividades com grandes grupos e
sem se preocupar com acidentes
— baratos —
usam, na medida do possível, apenas materiais comuns
que os alunos têm à mão ou que você pode
facilmente encontrar em um supermercado
Ciênsação NÃO se trata de:
show
mas de educação científica.
A pergunta certa transforma uma observação cotidiana em uma experiência de aprendizagem inspiradora. Mas um grande espetáculo pode apenas distrair o observador do conteúdo.
confirmar fatos
O objetivo do Ciênsação não é confirmar o que está escrito nos livros didáticos, nem oferecer um manual com o passo a passo e com resultados predefinidos. Pelo contrário, a Ciênsação incentiva o pensamento crítico, a curiosidade e o prazer de descobrir.
A Ciênsação foi criado com o apoio da UNESCO Brasil para promover uma cultura de experimentos curtos, claros, focados e realizados pelos alunos em sala de aula. Por meio de atividades “mão na massa”, os alunos reforçarão habilidades, competências essenciais e vivenciarão o fascínio pela pesquisa científica.
Sabe-se que é difícil encontrar tempo para experimentos elaborados, quando se tem que preparar os alunos para a próxima prova e trabalhar com um programa conteudístico extenso. Pensando nisso, alguns professores experientes reuniram esta coleção de atividades de pesquisas rápidas que necessitam apenas de alguns minutos da aula do professor e são facilmente integradas ao ensino do dia a dia.
Estas atividades de pesquisa são diferentes dos experimentos encontrados no YouTube ou em livros didáticos. Elas foram concebidas especificamente para promover o pensamento crítico, a capacidade analítica e o trabalho em equipe na sala de aula. Cada experimento vem acompanhado de perguntas, a fim de dar início a uma discussão. Em vez de apenas ilustrar conceitos científicos ou fenômenos naturais, esses experimentos foram desenvolvidos para ensinar ciência como uma atividade, uma arte fascinante da qual os alunos desejarão se apropriar.
Comece navegando pela nossa página para conhecer os diferentes experimentos, para de encontrar um que chame a sua atenção e desperte o seu interesse. Experimente fazê-lo você mesmo. Brinque com ele, divirta-se e reflita sobre o que mais o empolgar.
Dê uma olhada na página do professor, pois disponibilizamos, nela, algumas dicas que podem ajudá-lo durante a execução dos experimentos “mão na massa” em sala de aula.
Adapte os experimentos ao conteúdo de sua aula. Geralmente, o mesmo experimento pode ser usado em vários contextos e, até mesmo, em disciplinas diferentes. O resultado da aprendizagem depende principalmente das perguntas que você usa para guiar a discussão.