A Ciênsação começou em 2015, com o apoio da UNESCO Brasil, como uma iniciativa para promover experimentos práticos em escolas públicas no Brasil. Desde então, um grupo de voluntários têm desenvolvido, testado, fotografado e repetidamente revisado mais de 100 experimentos, que foram traduzidos para português, espanhol e inglês e publicados nesse site para que os professores em toda a América Latina possam se beneficiar deste trabalho.
Se você conhece um experimento que se encaixe nos critérios da Ciênsação e gostaria de compartilhá-lo com seus colegas, pode a enviá-lo para que seja publicado na nossa página.
Como os artigos científicos, os experimentos enviados são submetidos a um processo de revisão. Após o editor aprovar a publicação de um experimento, um fotógrafo tirará as fotos para ilustrá-lo e o texto será traduzido para português, espanhol e inglês.
NÃO HÁ TAXAS DE PUBLICAÇÃO, e os experimentos aprovados são publicados como Recursos Educacionais Abertos, que dizer, são de livre acesso para todas as pessoas. A publicação e o uso do material são gratuitos e esperamos que todos os usuários respeitem o trabalho dos voluntários que fazem realidade esse projeto.
O termo "Recursos Educacionais Abertos" (REA) foi cunhado no Fórum 2002 da UNESCO sobre Open Courseware e abrange uma ampla gama de recursos que "residem no domínio público". A Wikimedia (uma excelente fonte de REA) os define como "documentos ou material multimídia de acesso livre e licença aberta com fins relacionados ao ensino, aprendizagem e avaliação, bem como para fins de pesquisa". Na prática, isso significa que você pode usar e adaptar esses materiais para o ensino sem se preocupar com a violação de direitos autorais.
Todos os experimentos mão na massa da Ciênsação – incluindo os textos, as fotos e as folhas-tarefa – são publicados sob a licença internacional Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Esses conteúdos estão identificados com a licença Creative Commons no rodapé (como a imagem à direita). Você pode usá-los e adaptá-los nas suas aulas como preferir, por exemplo você pode incluir fotos nas apresentações ou nas folhas-tarefa. No caso de fazer alterações nos experimentos, por favor marque as mudanças visivelmente no material antes de passa-lo aos alunos.
Utilize a seguinte referência bibliográfica para a citação dos experimentos que tenham o nome do autor embaixo do título:
“De {nome do autor}, www.ciensacao.org (cc-by-sa)”
As fotos e experimentos publicados pela equipe da Ciênsação não têm um autor específico e devem ser citadas da seguinte forma:
“De Ciênsação, www.ciensacao.org (cc-by-sa)”
Atenção: para proteger os direitos dos alunos e professores que aparecem nas fotos da página de início e na seção de informações para professores, precisamos excluir as fotos de pessoas ou grupos da licença de Creative Commons em todas as páginas que não têm a logo de Creative Commons no rodapé. Essas fotos não são de domínio público, têm todos os direitos reservados.
A nossa página do Facebook Ciensação/Ciensación funciona como um foro para que os professores possam compartilhar as suas experiências. Ela é utilizada também como um blog para que a comunidade fique informada, por exemplo, de novos experimentos.
O Facebook é criticado porque recopila informações privadas dos visitantes que utilizam o botão “curtir” em qualquer página. Para garantir sua segurança, o link do Facebook no rodapé é um link direto ao Faebook da Ciênsação e não um botão com um código de rastreamento. Se quiser “curtir” nossa página e mostrar aos seus amigos, seria ótimo. Mas faça isso diretamente no Facebook.
Tratamos nossos visitantes como gostaríamos de ser tratados: com amabilidade e respeito. Por isso é que não estamos seguindo você com cookies, nem coletamos informações de identificação pessoal (personally identifiable information – PII).
No entanto, estamos interessados em melhorar nosso site, de maneira que analisamos os registros do nosso servidor. Esses registros gravam as buscas feitas no servidor e fornecem muitas mais informações sobre os visitantes do que gostaríamos de saber. Por essa razão, empregamos o PIWIK, um software que torna automaticamente anônimo o IP do visitante e exclui os registros de visitantes mais antigos.
A melhor maneira de nos contatar é enviando umPara evitar ser classificado como spam, por favor inclua a palavra "eureka" no assunto.
Estamos esperando suas sugestões e ideias!
Catalina Estrada [@ ] e Marta Reis [] trabalham com a comunidade internacional da Ciênsação e fazem as traduções do espanhol e português, respectivamente
Claudia Kipka é a especialista em comunicação da Ciênsação.