www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 10 – 16

Ressonância mecânica

É muito diferente ler sobre a ressonância e senti-la. Conceda a seus alunos esta experiência tátil. Ela vai ser útil sempre que você usar molas para modelar sistemas mais complexos.

Tópicos e objetivos

Experimentar os fenômenos de ressonância de uma massa em uma mola.

A frequência de ressonância de um sistema massa-mola só depende da elasticidade da mola e de sua massa.

Tarefa dos alunos

Segure uma mola com um peso ligado a ela. Delicadamente faça o peso oscilar para cima e para baixo.

1. Usando apenas a mão que segura a mola – o que você realmente precisa fazer para aumentar a amplitude, ou seja, para fazer o peso se mover para cima e para baixo mais longe do centro?

2. O que muda se você alterar a massa do peso?

Conclusões

Instintivamente, a maioria dos estudantes consiguirão mover a mão em ressonância com o peso oscilante. No entanto, uma observação cuidadosa é necessária para perceber que a mão tem que ir para cima e para baixo em uma frequência específica, movendo-se na direção oposta a da massa. Essa frequência depende da massa do peso e da elasticidade da mola. Para ver a influência da elasticidade da mola, proponha a seus alunos que comparem diferentes molas ou duas molas em série.