www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Química
idade: 14 – 17

Calor e movimento

Com um pouco de corante alimentar ou um chá de saquinho em água quente e em água fria, você pode facilmente demonstrar a teoria cinética da temperatura. Por que não trocar de papel e pedir a seus alunos para provar (ou refutar) essa teoria? Deixe-os desenvolver a experiência e explicar como ela fornece evidências.

Tópicos e objetivos

As moléculas se movem mais rápido em líquidos ou gases quentes do que frios.

Interpretar criticamente os resultados experimentais para encontrar evidências científicas.

Copos
Água quente e fria
Corante alimentar (ou chá de saquinho)
Preparação

Depois de ter introduzido a teoria cinética dos gases e líquidos, desafie seus alunos a desenvolver um experimento a fim de testar esta teoria. Coloque todos os materiais sobre a mesa do professor: os copos, a água quente e a fria e os saquinhos de chá ou corante alimentar.

Antes de realizar qualquer experiência, faça seus alunos explicarem como exatamente eles pretendem conduzir o experimento e como ele irá fornecer provas úteis. Essa atividade tem mais a ver com o raciocínio que os seus alunos desenvolvem para provar ou não uma teoria do que com a experiência em si.

Tarefa dos alunos

1. Usando o material sobre a mesa do professor, você pode provar ou refutar que as moléculas em líquidos quentes se movem mais rápido do que em fluidos frios?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Se você adicionar corante alimentar (ou um saquinho de chá) à água, como a cor se dispersa no líquido?
› As moléculas de água saltam nas moléculas de corante e se espalham pelo líquido.

De acordo com a teoria cinética, as moléculas se movem mais rápido na água morna ou na água fria?
› Na água morna.

Quais moléculas de água distribuírão o corante mais rapidamente, as moléculas mais rápidas ou as mais lentas?
› As moléculas mais rápidas, ou seja, a água morna.

Conclusões

Há muitas possibilidades para testar esta teoria, com o material que você colocou na mesa já está dando uma dica. Uma opção é encher um copo com água quente e outro com água fria e adicionar o saquinho de chá ou uma gota de corante alimentar. Como as moléculas de água quente se movem mais rápido, elas colidem mais com as moléculas de corante e as distribuem mais rápido em comparação com a água fria.