Taxa de reação
Diversos fatores podem influenciar a velocidade de uma reação química. Os mais comuns são a concentração, a temperatura e a área de superfície exposta na reação. Para transformar essa lista de palavras em uma experiência de aprendizagem ativa, desafie seus alunos a mostrar como esses fatores influenciam o tempo que um comprimido efervescente precisa para ser dissolvido na água.
A velocidade de reação depende (entre outros fatores) da temperatura, da concentração, da área de superfície e da agitação.
Projetar experimentos para estudar a influência de diferentes fatores separadamente.
Água
Copos de plástico
Mostre aos seus alunos o que acontece quando você coloca um comprimido efervescente na água. Em seguida, desafie-os a encontrar experimentos que identifiquem claramente os fatores que influenciam o tempo que o comprimido precisa para ser dissolvido.
Deixe os alunos realizarem o experimento uma única vez, em seguida, eles devem explicar como seu experimento irá fornecer provas úteis.
Aproveite esse tempo para preparar um pouco de água quente e fria em garrafas térmicas.
1. Como você pode desenvolver experiências seguras e simples para mostrar quais são os fatores que influenciam a velocidade desta reação, e quais não influenciam?
2. Como esses fatores influenciam a velocidade de reação?
(se for necessário)
Como devemos planejar um experimento para obter uma resposta clara?
› Compare casos em que apenas um parâmetro relevante varia enquanto todos os outros permanecem iguais.
Exemplos de experiências adequadas:
Temperatura: prepare alguns copos com água quente e fria e compare o tempo que os comprimidos levam para ser dissolvidos.
Superfície: compare o que acontece se você coloca o comprimido inteiro na água ou se você tritura o comprimido e joga o pó (aumentando assim a sua superfície).
Concentração: coloque um comprimido em um copo com água suficiente apenas para cobri-lo e compare com a reação em um copo cheio de água.
Agitação: observe se o comprimido se dissolve mais rapidamente quando a solução é agitada.
Seus alunos podem chegar a muitas idéias sobre fatores potenciais (por exemplo iluminação, pressão, a forma do recipiente para a reação, etc...) e experimentos para testá-los. Mesmo que nem todas essas experiências sejam bem-sucedidas, elas ensinarão aos seus alunos como planejar, preparar, conduzir com segurança e interpretar criticamente as experiências.