www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Química
idade: 14 – 18

Azinhavre

Um experimento simples que demonstra simultaneamente dois exemplos de corrosão. Um bastante óbvio: forma-se uma patina verde (o mesmo que faz com que velhos telhados e monumentos de cobre fiquem bonitos); e outro menos visível: a superfície, aparentemente, fica "limpa".

Tópicos e objetivos

A corrosão destrói superfícies de metal, formando compostos (por exemplo, óxidos, sulfeto, etc.) que são quimicamente mais estavéis do que o metal puro.

As reações químicas dependem do meio no qual ocorrem.

Moedas de cobre
Vinagre
Copo de plástico pequeno (tampinha de plástico)
Tarefa dos alunos

Coloque duas moedas de cobre em uma tampinha de plástico, de modo que a parte superior fique fora da tampa. Em seguida, preencha a metade da tampa com vinagre. Após um minuto, vire cada moeda 90 graus, de modo que uma metade da parte que estava anteriormente no vinagre fique agora do lado de fora. Deixe descansar por mais 20 minutos, então dê uma olhada novamente.

1. Que mudanças você percebe?

2. Porque a reação é diferente dentro do vinagre e fora dele?

3. Um monumento de cobre exposto a certos "elementos" ganha ou perde massa ao longo do tempo?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Quais produtos químicos estão envolvidos?
› Cobre, oxigênio, água, ácido (acético),...

Que diferença faz o meio (líquido/gás)?
› No líquido, os produtos da reação podem se dissolver e ser "lavados" da superfície.

Os produtos do processo de corrosão permanecem na superfície do metal?
› Dependendo das circunstâncias, ou seja, do tempo, eles podem permanecer por algum tempo (fazendo com que o monumento "ganhe" um pouquinho de peso) ou ser lavados pela chuva (fazendo o monumento perder um pouco de massa ao longo do tempo).

Conclusões

Acima do vinagre, as moedas começam a acumular azinhavre – uma patina típica do cobre, que consiste em diferentes compostos químicos como o carbonato de cobre, cloreto de tri-hidróxido de dicobre e cobre (II) acetato de etilo. Esses compostos necessitam de oxigênio do ar para se formar.

Dentro do vinagre, no entanto, a camada de óxido de cobre reage com o ácido do vinagre para formar acetato de cobre, o qual é solúvel em água. Por conseguinte, o vinagre lava a camada de óxido de cobre da moeda e faz com que fique brilhante.