www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Geografia Jogo
idade: 9 – 18

Volta ao mundo

Este jogo é uma boa maneira de terminar uma aula ou de ensinar um pouco de geografia quando seus alunos têm dificuldade de se concentrar, por exemplo, na última aula antes de um feriado.

Tópicos e objetivos

Treinar como orientar-se usando um mapa do mundo.

Quaisquer aspectos geográficos que você incorporar a sua história.

Globo terrestre inflável
Marcador de quadro branco
Preparação

Prepare uma história sobre Maria e Ronaldo viajando ao redor do mundo (ou sobre um criminoso fugindo da polícia), com referências a diferentes lugares e outras informações geográficas. Em cada estação a descrição do lugar fica mais difícil, por exemplo, começando com o nome da cidade, em seguida, referindo-se à capital de um estado, o rio mais longo de um continente, ou a maior cidade dos Andes,...

Dê a cada equipe um globo terrestre inflável e um marcador de quadro branco. Ganha a equipe que traçar corretamente o maior número de destinos mencionados na história.

Tarefa dos alunos

Com um marcador de quadro branco, traçe os destinos mencionados na história que seu professor vai lhe contar.

Conclusões

Usando a força motivadora de um jogo de equipe, os alunos aprenderão uns com os outros, pois dentro das equipes um aluno pode conhecer um lugar que outros não conhecem e vice-versa. Este jogo também oferece a possibilidade de reforçar uma parte do conteúdo que você ensinou nas últimas aulas, se você conseguir incluí-los na história.