www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Geografia
idade: 9 – 15

Onde está o pólo norte magnético?

Devido a uma "convenção" o pólo magnético no hemisfério norte é chamado de "norte", quando na verdade ele (atualmente) é um pólo sul magnético. Embora isso seja um pouco confuso, e esteja descrito erradamente em alguns livros escolares e páginas da Internet, essa é uma grande oportunidade para ensinar aos alunos um ceticismo saudável e o valor dos experimentos.

Tópicos e objetivos

Praticar um ceticismo saudável e achar evidência experimental.

O pólo norte magnético da Terra está, na verdade, no hemisfério sul.

Tarefa dos alunos

1. Se você segurar o pólo norte do ímã para a bússola, o final da agulha da bússola é atraído para ele?

2. A ponta da agulha da bússola aponta para o hemisfério norte?

3. Onde estão o pólo norte magnético e o pólo sul magnético da Terra?

Conclusões

Esta experiência é especialmente valiosa se o seu livro didático afirma erradamente que o pólo norte magnético da Terra está no hemisfério norte. Dê a seus estudantes tempo suficiente para discutir como conciliar suas observações e as informações contraditórias do livro escolar antes de convidá-los para pesquisar a questão na Internet.

Pode-se, em seguida, discutir a diferença entre o pólo geográfico e o magnético, e o deslocamento acelerado dos pólos magnéticos nos últimos anos.