www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Matemática Jogo
idade: 10 – 125

Como um cientista, descubra a regra

Este pequeno jogo é baseado em um famoso experimento de psicologia. Nele, pesquisadores demonstraram que os seres humanos muitas vezes têm uma tendência à confirmação, ou seja: naturalmente, tendemos a procurar evidências que confirmem nossas crenças atuais, em vez de procurar evidências que refutem as teorias.

Karl Popper, um dos mais influentes filósofos da ciência no século XX, argumentou que uma única experiência pode refutar uma teoria, mas nenhum experimento que confirme uma teoria pode excluir a possibilidade de que a teoria seja errada. Ele concluiu que se devem examinar todas as teorias científicas, procurando experiências decisivas para refutá-las.

Motivados pelo contexto de um jogo, seus alunos irão descobrir que esta abordagem, na verdade, é uma estratégia eficaz para ganhar – tanto neste jogo, quanto na ciência.

Tópicos e objetivos

Promover o pensamento analítico.

Perceber e, quem sabe, superar a tendência à confirmação.

Aplicar o método científico de forma eficiente.

Quadro branco
Preparação

Escreva no quadro uma série de números de acordo com a regra simples de que cada número tem que ser maior do que o anterior, por exemplo: 3, 7, 15, 31,... Em seguida desafie seus alunos a descobrir a regra que você usou. Eles podem perguntar se um número específico é uma continuação válida da série ou não, você só poderá responder com "sim" ou "não". Anote no quadro os números dados pelos alunos, assim como a sua resposta. Quando eles tiverem certeza de que sabem a regra, peça que falem a regra, mas dê no máximo 3 tentativas.

Depois que você discutir com eles as vantagens e desvantagens de diferentes estratégias, dê uma segunda oportunidade de aplicar o que aprenderam, por exemplo, usando a regra de que a diferença entre os números consecutivos tem de ser maior do que 10.

Tarefa dos alunos

Descobrir a regra que seu professor usou para gerar a série de números. Você pode perguntar se um determinado número é uma continuação válida ou não.

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Como um jogador tentando descobrir a regra, é mais eficiente perguntar por números que confirmem ou que refutem a regra que você tem em mente?
› Uma resposta que permite excluir uma regra errada é melhor do que uma que pode ou não significar que a sua hipótese é correta. A sondagem com números que refutem possíveis regras é, portanto, mais eficiente.

Conclusões

Uma estratégia eficaz para encontrar a regra de base, com um mínimo de tentativas, pode ser a seguinte: pense em possíveis regras e teste-as, dizendo os números que possam refutar a sua regra. Comece com uma regra mais simples, e depois exclua regras até que a opção restante pareça ter sido suficientemente testada para ser usada como um palpite.

Depois que os alunos entenderem esse conceito, mostre-lhes como ele é aplicado em diferentes áreas.