A força invisível dentro de um balão
Existem muitas experiências elaboradas com bombas e outros equipamentos avançados que mostram a força da pressão do ar. Mas apenas algumas perguntas sobre uma experiência cotidiana como encher um balão pode deixar claro porque o ar exerce força sobre os objetos. Se o tempo permitir, você pode combinar este experimento com 'O peso do ar'.
O ar exerce pressão.
O ar é formado por pequenas moléculas, partículas que têm massa e energia cinética.
Peça a seus alunos para encher um balão e segurá-lo sem fazer o nó.
1. De onde vem a força que estica a borracha e mantém o balão expandido?
2. Se você soltar o balão, qual força o moverá?
Este experimento pode parecer banal, mas uma discussão detalhada irá ajudar seus alunos a obter uma compreensão melhor do que é o ar.
Ao inflar o balão, os alunos sentem que é necessário uma força para soprar o ar para dentro do balão. O ar exerce uma força na parede do balão esticando a borracha, até que se solte a boca do balão e o ar escape. De acordo com a terceira lei de Newton, a aceleração do balão significa que algo com massa e velocidade está indo na direção oposta. Esse "algo" são as moléculas de gás, partículas minúsculas que são muito pequenas para serem vistas, mas que têm massa e energia cinética. Essas moléculas estão se movimentando entre as paredes no interior do balão, e assim exercendo uma força que mantém as paredes separadas e o balão inflado.