As verdadeiras cores do branco
Este experimento clássico é muitas vezes usado para entreter as crianças com as cores do arco-íris. Porém, com pouquíssimo esforço você pode acompanhar uma das maiores descobertas de Newton. Ele não apenas definiu a luz branca nas suas cores espectrais, mas também mostrou que você pode recombinar essas cores de volta para o branco.
O branco é uma mistura de "todas as cores", ou mais precisamente: a mistura de frequências do espectro visível.
Coloque um prato num local de exposição direta da luz do sol e derrame um pouco de água nele. Em seguida, coloque um espelho na água formando um ângulo e procure um arco-íris no teto.
1. Tente direcionar o reflexo colorido para um papel branco a diferentes distâncias do espelho. O que você nota e como você explica isso?
2. Se você refletir este arco-íris em um segundo espelho flexível, levemente curvado para focar a luz, o que você vê?
A cunha de água acima do espelho age como um prisma. A uma distância, por exemplo do teto, você pode ver uma faixa brilhante nas cores do arco-íris. Porém, se você pegar o reflexo mais próximo ao espelho, onde as cores ainda não se separaram, você vê uma faixa branca com as bordas coloridas. Este experimento permite a seus alunos "seguir" a separação da luz branca no espectro e, assim, compreender que a luz branca é, de fato, a mistura ou a superposição de todas as cores do espectro.
Newton conseguiu provar isso por meio da recombinação do espectro de volta ao branco com uma lente cilíndrica. O mesmo efeito pode ser conseguido refletindo o espectro de um espelho cilindricamente curvado. Depois de alguns segundos de prática, os alunos serão capazes de focalizar o arco-íris em uma faixa branca no teto.