www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

Espelhos esféricos

Uma maneira divertida de introduzir o tema da óptica geométrica é usar espelhos côncavos e convexos. De uma maneira bem simples, você pode tornar os raios de luz visíveis e até mesmo manipulá-los, dobrando o espelho. Assim, seus alunos vão compreender intuitivamente o uso de raios de luz para modelar sistemas ópticos.

Tópicos e objetivos

Ter uma primeira experiência com o conceito de óptica geométrica.

Raios de luz paralelos divergem após a reflexão sobre um espelho convexo (abaulamento externo).

Raios de luz paralelos convergem após a reflexão sobre um espelho côncavo (abaulamento interno).

Espelhos
Lanterna
Papel
Tesoura
Tarefa dos alunos

Observe o seu reflexo enquanto você dobra ligeiramente o espelho.

1. Qual curvatura dos espelhos leva ao esticamento da imagem?

Dobre uma folha de papel e corte fendas estreitas nela. Em seguida, usando uma lanterna, ilumine o espelho através das fendas. Se você segurar o espelho ligeiramente inclinado para a frente, é possível ver os raios de luz refletidos no papel.

2. O que acontece com os raios de luz quando você dobra o espelho?

3. Como você pode explicar a distorção do seu rosto no espelho curvado nesta experiência?

Conclusões

Esta experiência serve principalmente como motivação para introduzir o tema da óptica geométrica. Uma vez que seus alunos tenham uma primeira experiência com o seu próprio "laboratório de raios de luz", a discussão da terceira pergunta levará quase que automaticamente para os desenhos de raios de luz no quadro branco e a explição sobre a formação da imagem.