www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

O espelho realmente inverte os lados?

É comum ouvir os alunos dizerem que os espelhos invertem os lados esquerdo e direito. O uso de um segundo espelho parece corrigir esse "erro". Porém, olhando mais uma vez, percebemos que a inversão ocorre apenas com dois espelhos, não com um único.

Tópicos e objetivos

Os espelhos planos individuais não invertem os lados, mas sim invertem a imagem de frente para trás (profunidade).

Dois espelhos em ângulo reto podem inverter a imagem, e por conseguinte, inverter os lados.

Preparação

Para simplificar as observações com dois espelhos em ângulo reto, é importante prendê-los na parte traseira com fita adesiva.

Tarefa dos alunos

Segure dois espelhos em um ângulo reto e observe sua imagem, enquanto pisca um dos olhos. Em seguida, compare com sua imagem em um único espelho.

1. O que inverte os lados: um único espelho ou dois espelhos em ângulo reto?

2. O que um único espelho inverte?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Um único espelho inverte a imagem para cima e para baixo?
› Não.

Se você segurar os dois espelhos com suas bordas unidas horizontalmente, eles invertem a imagem para cima e para baixo?
› Sim.

Se você apontar para a direita, a imagem num único espelho aponta para a esquerda?
› Não, ela aponta na mesma direção.

Se repetir isso com dois espelhos em ângulo reto, o que acontece?
› A imagem aponta na direção oposta.

Se você colocar dois objetos a distâncias diferentes entre você e o espelho, qual objeto aparece mais perto de você no espelho?
› O objeto mais longe do observador aparece mais próximo na imagem, enquanto que o objeto mais próximo do observador aparece atrás do outro objeto e mais longe. Em um espelho a imagem fica invertida de frente apara trás.

Conclusões

Um único espelho não inverte os lados, como você pode ver facilmente se apontar para a esquerda ou para a direita na frente de um espelho – a imagem do espelho irá apontar para a mesma direção. No entanto, como pensamos na imagem do espelho como se fosse uma pessoa em frente de nós, temos a sensação de que está piscando com o olho direito quando você piscar com o olho esquerdo.

Um espelho único realmente inverte a imagem de frente para trás: as coisas que estão mais perto do observador aparecerem mais longe no espelho.

Por outro lado, dois espelhos unidos em ângulo reto podem realmente inverter a imagem de esquerda a direita.Eles também invertem o lado de cima e o de baixo, bem como frente e trás. Nós só acreditamos ver um cara "normal" nesta imagem invertida porque os nossos rostos são simétricos.