www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Química Jogo
idade: 17 – 19

O quebra-cabeça de Mendeleev

Dimitri Mendeleev observou que havia alguma coisa regular na lista dos elementos químicos e que alguns grupos de elementos tinham características similares. Quando finalmente descobriu o padrão, ele conseguiu prognosticar de forma correta a existência, e ainda algumas propriedades, de elementos desconhecidos até aquele momento.

Uma vez que os alunos tenham resolvido o quebra-cabeça, eles vão olhar para a tabela periódica com outros olhos – e terão adquirido um conhecimento muito mais profundo.

Tópicos e objetivos

Entender a estrutura da tabela periódica dos elementos.

Descobrir padrões e interpretar o seu significado.

Peças cortadas da folha-tarefa
Preparação

Imprima uma cópia da folha-tarefa e corte as peças. Fique com a peça "104" no centro de um círculo. Misture as peças de cada folha-tarefa e amarre-as com um clipe de papel.

Para acelerar a atividade, ou para ajudar os alunos que têm dificuldade para resolver o jogo, você pode desenhar o contorno em forma de U do quebra-cabeça resolvido no quadro branco.

Tarefa dos alunos

Falta uma peça no quebra-cabeça que você recebeu. Tente imaginar como ela seria.

O grupo que faça a descrição mais exata da peça que falta será o vencedor.

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Se você olhar para as marcas na borda das peças, como você as agruparia?
› Há quatro grupos que têm as marcas nas bordas exatamente iguais e duas peças que não encaixam com nenhum grupo.

Como você ordenaria as peças de cada grupo?
› P. ex. pelos números em ordem crescente, embora não todos os números sigam esse padrão.

Como você alinharia os respectivos grupos entre si?
› P. ex. por ordem crescente de quantidade de meios círculos escuros.

Quais padrões você observa para cada número das peças?
› São padrões diferentes. Por exemplo, o diâmetro dos círculos aumenta na diagonal das peças, mas outros valores aumentam de forma horizontal ou vertical.

Conclusões

As peças representam elementos reais e os números correspondem as suas respectivas propriedades (ver referências da folha-tarefa). Quando você alinha elas segundo a sua posição na tabela periódica, podem-se observar os padrões das diferentes propriedades. Mesmo que alguns alunos invertam a ordem das colunas, os padrões dos números crescentes e decrescentes ainda permitem calcular os valores da peça que falta, quer dizer, do enxofre.

Esse jogo tão desafiador permite que possamos ver a essência da tabela periódica. Depois de anunciar o vencedor, distribua tabelas periódicas para que os alunos possam ver claramente como esse pequeno quebra-cabeça encaixa no "quebra-cabeça maior" de Mendeleev. Explique qual propriedade representa cada número das peças.

Experimentos relacionados