www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Biologia
idade: 6 – 12

Dois olhos

Estamos acostumados a ter uma visão em 3D. Mas como muitas outras coisas na vida, só percebemos o valor disso quando ficamos sem.

Tópicos e objetivos

Experimentar e compreender a importância da visão estéreo.

Nosso cérebro extrai informação de profundidade em 3D ​​das diferenças entre as duas imagens que os dois olhos "veem".

Um colega
Tarefa dos alunos

Feche um olho. Em seguida, estique o braço esquerdo e aponte com o dedo indicador para a direita. Aproxime-se de um colega que esteja fazendo a mesma coisa em frente a você e tente aproximar lentamente as duas pontas dos dedos sem mover a cabeça.

1. Por que é muito mais fácil fazer isso com os dois olhos abertos?

2. Por que mover a cabeça o ajuda?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Será que o seu olho esquerdo "vê" a mesma coisa que o olho direito?
› Não.

Como o seu cérebro sabe quais objetos estão mais perto e quais estão mais longe?
› Uma única imagem não é suficiente, mas as diferenças entre as duas perspectivas fornecem essa informação.

Quando você move a cabeça, seu olho "vê" a mesma imagem?
› Não, ele vê a cena de uma perspectiva diferente. O cérebro pode, assim, estimar a diferença de profundidade das imagens a partir das diferentes posições da cabeça.

Conclusões

Embora não percebamos imediatamente a perda de visão em 3D quando fechamos um olho, a perda de informação sobre a profundidade torna-se evidente quando tentamos fazer uma tarefa em que ela é necessária.

Para ser exato, é possível utilizar a informação de foco para obter informações de profundidade a partir de uma única perspectiva. Às vezes, essa técnica é utilizada para gerar imagens em 3D na microscopia, mas o olho humano normalmente não é treinado para fazer o mesmo.