www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Biologia
idade: 8 – 12

O mundo visto através de um buraquinho

Os óculos reticulados foram aclamados como uma alternativa barata para melhorar a visão. Embora eles claramente não substituem os óculos graduados por terem um campo de visão menor, perda de claridade e outros efeitos irritantes, é interessante discutir por que olhar através de um pequeno orifício melhora a visão.

Tópicos e objetivos

Entender o efeito de um orifício na visão e o conceito de profundidade de campo.

Óculos
Dedos
Preparação

Peça aos alunos que usam óculos para emprestar seus óculos para estudantes que não usam, ou que os alunos com óculos de diferentes graus troquem de óculos ente si. O objetivo é que todos fiquem com a visão turva para poder fazer esta experiência.

Tarefa dos alunos

Junte o polegar, o indicador e o dedo do meio de maneira que eles formem um pequeno orifício triangular.

1. Por que você vê as coisas mais nítidas através do pequeno orifício?

2. Porque a imagem não está de cabeça para baixo como na câmara escura?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

O que significa dizer que uma imagem é "turva"?
› Significa que a luz de um ponto do objeto não está focado para um ponto na imagem, mas espalhados por uma área. Uma vez que estas áreas se sobrepõem, torna-se mais difícil ou mesmo impossível resolver pequenos detalhes.

O que um orifício causa num sistema óptico?
› Ele pára a luz.

O orifício criado pelos dedos detém qual luz?
› Ele para a luz que não passa perto do eixo óptico.

Conclusões

Uma visão turva, geralmente, vem dos raios de luz que o cristalino do nosso olho desvia bastante ou muito pouco como para poder formar uma imagem nítida na retina. O orifício criado pelos dedos só permite a passagem de poucos raios de luz perto do eixo óptico na retina e detém os raios que seriam refratados "incorretamente" da sobreposição com a imagem que queremos ver. O "preço" disso é que temos um pequeno campo de visão e uma imagem escura.

Na fotografia, as aberturas são usadas para controlar o embaçamento de objetos que estão na frente ou atrás do objeto em foco, é a chamada profundidade de campo.

As imagens vistas nesta experiência estão, na verdade, de cabeça para baixo na retina, e o orifício não tem efeito sobre isso. Sempre vemos a imagem invertida, mas o nosso cérebro corrige isso automaticamente.