Passas flutuantes
Experimentos de catálise típicos envolvem fogo ou reações bioquímicas complexas com enzimas. Se você está procurando ensinar esse conceito de uma maneira segura, prática e na velocidade certa para ser facilmente observado, é possível usar algumas uvas passas ou grãos de arroz em água com gás.
Um catalisador facilita ou aumenta a velocidade de uma reação química sem se transformar em uma reação.
Água com gás
Uvas passas
Coloque algumas uvas passas em um copo com água com gás.
1. O que faz as uvas passas flutuarem e afundarem?
2. Qual reação química acontece na superfície das uvas passas e qual o papel delas nesta reação?
3. A reação química alterou as uvas passas?
(se for necessário)
O que são esses pequenos pontos prateados que aparecem na uva passa quando ela cai na água?
› Pequenas bolhas de ar.
De onde o gás vem para que gere essa efervecência na água?
› Este é o CO2 que foi dissolvido na água e agora vai voltar para a fase gasosa.
Na água com gás, o dióxido de carbono (CO2) foi adicionado sob pressão e em baixas temperaturas para formar ácido carbônico (H2CO3):
CO2 + H2O ⇌ H2CO3
Quando a pressão é reduzida (por exemplo, abrindo a garrafa), ou a temperatura da água aumenta, o equilíbrio químico é alterado e o CO2 sobe formando pequenas bolhas de gás na superfície.
Quando as uvas passas são colocadas em água, pequenas bolhas de ar permanecem na "pele" delas. Essas bolhas de ar apoiam a formação de CO2: enquanto na água a maior parte do CO2 dissolve rapida e novamente, o CO2 em bolhas de ar é muito mais propenso a permanecer na fase gasosa. À medida que o gás se acumula nas bolhas da casca da uva passa, proporciona flutuabilidade para a passa. Algumas dessas bolhas vão para a superfície da água, reduzem a flutuação, e, por isso, as uvas passas afundam novamente.
Embora a uva passa não seja transformada pela reação química, facilita a reação com as pequenas bolhas de ar na sua casca. Assim, essa experiência pode ser considerada como uma ilustração do movimento lento de um catalisador.