Aritmágica
Este é um jogo de dados simples para praticar a aritmética mental e que pode ser usado se você tiver que, por exemplo, dar uma aula de substituição.
Exercitar a aritmética mental.
Peça a seus alunos para formar duplas e depois, crie grupos com três duplas. Dê para cada grupo 5 dados. Em seguida, escolha um número aleatório entre 1 e 50 como número a ser encontrado e deixe seus alunos jogar uma partida.
Durante a partida, duas duplas competem no sentido de obter o resultado mais próximo do número escolhido. As duplas devem discutir em voz baixa, e verificar cuidadosamente a aritmética uns dos outros. Repita o jogo quantas vezes quiser.
Regras do jogo de Aritmágica:
1. O professor seleciona um número aleatório entre 1 e 50 a ser encontrado pelos alunos.
2. Em cada grupo, uma dupla assume o papel de crupiê. Esta dupla joga os 5 dados para as outras duplas, controla o tempo (um minuto) e não deixa ninguém tapacear.
3. Durante a partida, as duas duplas tentam combinar todos os números que saíram nos dados e em qualquer ordem usando as operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação, divisão) para chegar o mais próximo do número escolhido.
4. Se o cálculo de uma dupla é correto, ela ganha em pontos a diferença absoluta do resultado do número encontrado. Em caso de erro no cálculo, ou se ela não conseguir chegar a um resultado, a dupla ganha metade do número em pontos.
5. Em seguida, a próxima dupla assume o papel de crupiê e os passos 2-5 são repetidos até que todas as duplas tenham sido crupiê e tenham jogado duas partidas.
6. Cada dupla conta seus pontos. A dupla com o menor número de pontos ganha.
Este é um jogo que parece simples, mas que pode tornar-se bastante desafiador e complexo à medida que você for adicionando dados.
Como exemplo, suponha que o número escolhido seja 31 e os números que saíram nos dados foram 4, 6, 3, 1 e 3. Duas opções são possíveis:
(4 + 1) · 6 + 3 - 3 = 30 ➥ 31-30 = 1 ponto
3 · 3 · 4 - 6 + 1 = 31 ➥ 0 pontos
Você pode facilmente simplificar o jogo para os alunos mais novos, usando menos dados e escolhendo um número menor (por exemplo, para evitar a multiplicação e a divisão), ou torná-lo mais desafiador, adicionando dados.