Fatoração
A segurança da Internet depende em grande medida dos algoritmos criptográfos que se baseiam na dificuldade de fatorar números muito grandes (por exemplo, o método de criptografia RSA). Por outro lado, fatorar números menores pode ser divertido e pode ajudar seus alunos mais ávidos a aprimorarem suas habilidades em multiplicação.
Exercitar a aritmética mental.
Fomentar o pensamento analítico.
Regras:
1. Sem deixar o outro jogador ver, o jogador nº1 lança 3 dados.
2. O jogador nº1 diz para o jogador nº2 o produto da multiplicação dos três números que saíram nos dados.
3. Se o jogador nº2 adivinhar corretamente os números dos dados ou se o jogador nº1 der o produto incorreto, o jogador nº2 ganha; caso contrário, quem ganha é o jogador nº1.
Para alunos avançados: Você provavelmente já percebeu que muitas vezes, multiplicando números diferentes, obtemos o mesmo produto. Qual(quais) número(s) você deve excluir do jogo para evitar ambiguidades?
A maioria dos alunos vai perceber rapidamente que nem todos os resultados podem ser inequivocamente fatorados. Isso adiciona um elemento de sorte ao jogo e ensina a importante lição de que nem todas as funções são injetivas, mas que, com algumas operações – como uma simples multiplicação – a informação está perdida.
Para evitar ambiguidades, é preciso excluir, pelo menos, dois números: o número 1 e qualquer um dos números 2, 3, 4 ou 6. A seguir, alguns exemplos de ambiguidades:
1 · 2 · 3 = 1 · 1 · 6 = 6
1 · 2 · 4 = 2 · 2 · 2 = 8
2 · 3 · 4 = 2 · 2 · 6 = 24
3 · 3 · 4 = 2 · 3 · 6 = 36