www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Matemática
idade: 8 – 12

Frações de espelho

Dois espelhos em ângulo agudo têm um efeito quase mágico sobre a atenção dos seus alunos. Simplesmente desenhando um círculo sob os espelhos, você pode criar uma oportunidade para que eles descobram os princípios de múltiplas reflexões e como elas se relacionam com as frações.

Tópicos e objetivos

Observar e descrever regularidades em fenômenos.

Compreender os efeitos de múltiplas reflexões.

Espelhos
Papel
Molde circular (por exemplo, um prato pequeno)
Preparação

Escolha um objeto redondo, por exemplo, um prato, com um raio um pouco menor do que o comprimento do lado de seus espelhos. Deixe os alunos usarem esse objeto para desenhar círculos em uma folha de papel.

Para facilitar o manuseio, use fita adesiva para unir os dois espelhos pela parte traseira.

Tarefa dos alunos

Segure os dois espelhos de modo que as suas bordas toquem no centro do círculo e coloque um objeto pequeno entre eles.

1. O que você observa sobre o círculo que vê nos espelhos?

2. Você consegue encontrar a regra que determina a quantidade de imagens do objeto visto no espelho?

Conclusões

Seus alunos vão rapidamente notar que o círculo sempre aparece completo, apesar de apenas uma parte dele estar entre os espelhos.

O número de imagens que eles vêem corresponde à fração do círculo que os dois espelhos englobam. Se a área entre os espelhos for inferior a 1/2 e maior do que 1/3, eles conseguirão ver 2 imagens do objeto; entre 1/3 e 1/4 da área, há 3 imagens, e assim por diante.