www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

Magnetismo

Deixe seus alunos descobrirem brincando a força invisível e "mágica" que o magnetismo tem. Depois de experimentarem livremente e verem o que é atraído por um ímã e o que não, deixe-os refletir sobre a diferença entre as duas extremidades (pólos) de um ímã.

Tópicos e objetivos

Ter uma noção do que é o magnetismo.

Reconhecer materiais ferromagnéticos.

Analisar as diferenças e semelhanças entre o pólos magnéticos norte e sul.

Ímãs
Diversos materiais que seus alunos encontrarem na mochila ou na sala de aula.
Bússola
Tarefa dos alunos

1. O que é atraído por um imã, e o que não é?

2. As duas extremidades de um ímã são diferentes?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

De que depende que um objeto seja ou não atraído por um ímã?
› Depende do material do qual é feito.

As coisas são atraídas com mais intensidade para uma extremidade do ímã do que para a outra extremidade?
› Para a maioria das coisas não faz diferença, mas para a força entre os ímãs, as extremidade fazem uma grande diferença.

Conclusões

Os alunos irão notar que a maioria, mas não todos, os objetos metálicos são atraídos por ímãs; enquanto o plástico, madeira e vidro não são. Em alguns casos pode ser necessário esclarecer de qual material as coisas realmente são feitas, como no caso de objetos de plástico que parecem de metal.

A pergunta sobre a diferença entre as duas extremidades de um ímã pode ser um desafio. Ambos os lados agem de maneira idêntica com todos os objetos, menos com outros ímãs. Aproveite a oportunidade para mostrar que o campo magnético tem uma direção (ver também 'Mapeando o campo magnético').