www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 8 – 12

Mapeando o campo magnético

A limalha de ferro produz um belo efeito visual dos campos magnéticos. Mas quando seus alunos polvilharem um pouco de limalha em ímãs, isso pode facilmente acabar em uma bagunça que levará algum tempo para limpar. Além disso, a limalha de ferro não mostra a orientação do vetor de campo. Ambos os problemas podem se resolver se substituindo a limalha de ferro por uma bússola e marcas em um papel.

Tópicos e objetivos

O campo magnético tem uma direção.

Visualizar o campo magnético de um ímã permanente.

Tarefa dos alunos

Coloque o ímã no meio de uma folha de papel. Em seguida, mova a bússola em torno do ímã e desenhe em cada local uma seta na direção em que a extremidade norte da agulha aponta.

1. O que essas setas realmente significam?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

O campo magnético tem uma direção?
› Sim. Ao seguir as instruções, o campo magnético aponta do pólo norte para o pólo sul (que é a direção que os físicos definiram, sem nenhuma razão particular).

Para onde você acha que as setas apontam no interior do ímã?
› Do pólo sul para o pólo norte.

Se você seguir as setas, onde começa e onde termina o campo magnético?
› O campo magnético não tem ponto de partida, mas gera circuitos fechados.

Conclusões

De acordo com a convenção, todas as setas apontam em curvas a partir do pólo norte para o pólo sul e, assim, mostram a direção do campo magnético. Para demonstrar que o campo magnético continua dentro do ímã, você pode criar um ímã maior, alinhando dois ímãs e colocando a bússola entre eles.

A própria agulha da bússola é um ímã e alinha ao longo do campo, com a extremidade norte apontando para o pólo sul do ímã. Por favor, não confunda: a extremidade norte aponta para o hemisfério norte da Terra porque o que chamamos de pólo "Norte" da Terra é de fato um pólo magnético sul.