www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 9 – 17

Pólos iguais se atraem?

As imagens apresentadas nos livros didáticos são bem claras: pólos magnéticos iguais se repelem. De fato, isso acontece, desde que você não coloque uma moeda entre os pólos e sinta a força de atração…

Tópicos e objetivos

Materiais com alta permeabilidade (como o ferro ou o aço) podem desviar ou mesmo proteger campos magnéticos.

Tarefa dos alunos

1. Alinhe dois ímãs com pólos iguais, um de frente para o outro, e aproxime-os lentamente até que se toquem. Você consegue sentir a força?

2. Coloque uma pequena moeda entre os ímãs e repita o experimento, observando cuidadosamente a força que você sente de acordo com as diferentes distâncias.

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Por que isso funciona com moedas, mas não com papel ou plástico?
› Apenas os materiais com permeabilidade elevada, ou seja, com capacidade de ser magnetizado, produzem esse efeito.

O que materiais com alta permeabilidade fazem com os campos magnéticos?
› Os campos magnéticos "preferem" passar por materiais com alta permeabilidade. Porque o campo magnético é concentrado ou "comprimido" no interior de tais materiais, o campo é muito mais fraco por trás dele. Dessa maneira, os materiais com alta permeabilidade são utilizados para proteger os campos magnéticos.

Esta experiência funcionaria com chapas metálicas muito finas?
› Não, pois o material deve ter uma espessura mínima.

Conclusões

Normalmente, a força de repulsão entre dois pólos magnéticos iguais se torna mais forte quanto mais perto eles ficam. Isso muda quando uma moeda é colocada entre eles. Um bom observador notará que a moeda reduz a força de repulsão entre os ímãs. Além disso, se ambos os ímãs estão perto da moeda, a força de repulsão desaparece e uma força de atração surge.

A moeda é feita com material ferromagnético, por isso é atraída pelo ímã. Ela também tem uma elevada permeabilidade e pode proteger os campos magnéticos de se repelirem. No entanto, uma vez que o diâmetro da moeda é relativamente pequeno, a blindagem é limitada à proximidade da moeda. Perto da moeda, a atração entre os ímãs e o material ferromagnético supera a força de repulsão principalmente entre os campos blindados. Por outro lado, a uma grande distância, onde tanto a atração quanto a força de blindagem são mais fracas, há o predomínio da força de repulsão.