www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física
idade: 10 –16

Bilhar com moedas

Observar o pêndulo de Newton é com certeza fascinante, mas simplesmente jogando e colidindo moedas sobre uma mesa pode-se explorar melhor e mais detalhadamente a física. Além disso, é com certeza mais divertido.

Tópicos e objetivos

Adquirir uma noção de colisões elásticas.

Deduzir a física envolvida em uma série de experimentos.

Observar a conservação do momento e da energia cinética.

Moedas de diferentes tipos
Mesa (ou outra superfície hoizontal lisa)
Tarefa dos alunos

1. Usando os dedos, jogue uma moeda contra a outra e observe cuidadosamente. O que acontece com a velocidade das duas moedas logo após a colisão?

2. Utilize várias moedas de tamanhos iguais ou diferentes, teste diferentes maneiras e anote o resultado de cada colisão. Quais são os fatores mais importantes que determinam a velocidade da cada moeda após a colisão?

Conclusões

Neste simples experimento, seus alunos poderão observar vários tipos de colisões elásticas. Em especial, eles devem prestar atenção ao fato de que o resultado de uma colisão depende das respectivas massas e velocidades de avanço das moedas, bem como do ângulo em que as moedas colidem. Peça aos alunos listar em uma tabela os diferentes casos.

Se necessário, ajude-os a perceber que tanto a energia cinética quanto o momento linear são conservados nas colisões. Depois de abordar o modelo matemático para colisões elásticas unidimensionais, peça a seus alunos que expliquem as suas próprias observações com base neste modelo.