www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Física Geografia
idade: 12 – 16

A Terra é...um elipsóide

A Terra não é plana. Mas também não é uma esfera. Devido à rotação em torno de seu próprio eixo, a Terra possui um abaulamento no equador. Mas isso significa que a pessoa se sente mais pesada ou mais leve no equador em comparação com os pólos?

Tópicos e objetivos

As forças centrífugas achatam a Terra formando um elipsóide de revolução.

Os objetos sobre a superfície da Terra experimentam uma pequena força centrífuga que é maior perto do equador do que perto dos pólos.

Papel
Lápis
Fita adesiva
Preparação

Para economizar seu tempo, corte fitas de papel (cerca de 30 x 3 cm) e faça furos no meio e a cerca de 2 cm de cada extremidade. Mostre a seus alunos como montar o modelo com o exemplo que você fez, ou projetando algumas das imagens acima.

Tarefa dos alunos

Introduza um lápis nos orifícios de modo que a fita forme um círculo. Em seguida, fixe as extremidades da fita como visto na figura, e alargue o furo na parte superior, de modo que o papel possa mover-se livremente sobre o lápis. Quando o seu modelo estiver pronto, gire o lápis em torno de seu eixo em velocidade crescente.

1. Por que a fita achata de forma oval?

2. A terra é achatada por sua rotação, assim como a fita de papel. Isso significa que uma pessoa tem diferente peso na linha do equador do que nos pólos?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Que força está puxando os lobos para fora?
› A força centrífuga.

A mesma força também atua em objetos sobre a superfície da Terra?
› Sim.

Devido à forma elíptica, há mais massa abaixo de uma pessoa que está no equador do que abaixo de uma pessoa que está no pólo. A gravidade no equador é, portanto, mais forte?
› Não, não é apenas a massa abaixo de nós que exerce uma força gravitacional, mas toda a massa da Terra. Na verdade, como a pessoa na linha do equador está mais longe do centro de gravidade da Terra do que uma pessoa nos pólos, ela experimenta uma gravidade ligeiramente inferior.

Conclusões

A resposta correta a esta pergunta é menos relevante do que os argumentos que os alunos desenvolverão! Na verdade, uma pessoa que está no equador vai pesar menos do que se estiver no pólo, por pelo menos 3 razões:

1) A mesma força centrífuga que achata a fita de papel também age na pessoa, reduzindo o seu peso (mas não sua massa!) em cerca de 0,35%.

2) Como mostra a fita, o equador está mais longe do centro da terra do que os pólos. No caso da Terra, essa diferença é de cerca de 21,4 km ou 0,3% do raio da Terra. A força gravitacional entre a Terra e a pessoa é, portanto, um pouco menor (cerca de 0,5%) no equador do que no pólo.

3) Uma pessoa em ambos os pólos iria usar roupas quentes e pesadas, enquanto uma pessoa no equador, provavelmente, usaria menos roupas.