www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Química
idade: 14 – 18

Quiralidade

A quiralidade é importante na física, na matemática, na biologia e principalmente na química. Embora muitos estudantes tenham facilidade em memorizar a sua definição, é preciso mais que palavras para compreender essa propriedade e as suas consequências em 3 dimensões.

Tópicos e objetivos

Quiralidade significa que um objeto (por exemplo, uma molécula) e sua imagem especular são diferentes, e não podem ser sobrepostos, mesmo quando eles são girados.

Espelhos
Molas (por exemplo, molas de canetas esferográficas)
Tarefa dos alunos

Pegue duas molas idênticas, dessas que ficam dentro das canetas esferográficas, e compare uma delas com a sua imagem no espelho.

1. Você pode colocar as duas molas de uma forma que a imagem no espelho da primeira corresponda exatamente à segunda mola?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Uma hélice possui um plano de simetria?
› Não (ver também 'A simetria do espelho').

O sentido de rotação (horário ou anti-horário) da hélice muda se você olhar para ela de frente ou de trás?
› Não.

O sentido de rotação de uma hélice e sua imagem no espelho são idênticos?
› Não.

Conclusões

Enquanto o sentido de rotação de uma hélice permanece o mesmo independente de que lado você olha, a imagem no espelho tem o exato sentido oposto. Essas propriedades distinguem os "isômeros ópticos": enquanto um tipo de molécula gira o plano de polarização da luz polarizada linear no sentido horário, o isômero (imagem do espelho quiral) transforma-o em anti-horário.

Esta curta actividade é idealmente seguida por experiências que mostram a atividade óptica do açúcar e como ele é usado, por exemplo, na indústria de bebidas para determinar a concentração de açúcar dos sucos.