Quiralidade
A quiralidade é importante na física, na matemática, na biologia e principalmente na química. Embora muitos estudantes tenham facilidade em memorizar a sua definição, é preciso mais que palavras para compreender essa propriedade e as suas consequências em 3 dimensões.
Quiralidade significa que um objeto (por exemplo, uma molécula) e sua imagem especular são diferentes, e não podem ser sobrepostos, mesmo quando eles são girados.
Pegue duas molas idênticas, dessas que ficam dentro das canetas esferográficas, e compare uma delas com a sua imagem no espelho.
1. Você pode colocar as duas molas de uma forma que a imagem no espelho da primeira corresponda exatamente à segunda mola?
(se for necessário)
Uma hélice possui um plano de simetria?
› Não (ver também 'A simetria do espelho').
O sentido de rotação (horário ou anti-horário) da hélice muda se você olhar para ela de frente ou de trás?
› Não.
O sentido de rotação de uma hélice e sua imagem no espelho são idênticos?
› Não.
Enquanto o sentido de rotação de uma hélice permanece o mesmo independente de que lado você olha, a imagem no espelho tem o exato sentido oposto. Essas propriedades distinguem os "isômeros ópticos": enquanto um tipo de molécula gira o plano de polarização da luz polarizada linear no sentido horário, o isômero (imagem do espelho quiral) transforma-o em anti-horário.
Esta curta actividade é idealmente seguida por experiências que mostram a atividade óptica do açúcar e como ele é usado, por exemplo, na indústria de bebidas para determinar a concentração de açúcar dos sucos.