www.ciesacao.org | Os experimentos mão na massa da Ciênsação são publicados como Recursos Educacionais Abertos sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Matemática
idade: 6 – 16

A simetria do espelho

Muitas vezes, a simetria é explicada assim: "Imagine se você colocar um espelho aqui...". Por que simplesmente não fazer isso? Ou melhor ainda: deixe seus alunos fazê-lo!

Tópicos e objetivos

Explorar a simetria.

Aprender a distinguir e classificar diferentes tipos de simetria.

Preparação

Distribua espelhos para seus alunos. Dependendo do contexto, você pode chamar a atenção deles para os objetos na sala de aula, na natureza, letras do alfabeto, ou polígonos e outras formas geométricas.

Tarefa dos alunos

1. Quais objetos são simétricos?

2. Você pode encontrar e distinguir os diferentes tipos de simetria?

3. Uma mola (por exemplo, a que está dentro da sua caneta esferográfica) é simétrica?

Perguntas orientadoras
(se for necessário)

Se você girar ou transladar (deslocar) o espelho, a imagem refletida nele completa ou continua um determinado objeto ou padrão?
› Depende do tipo de simetria.

Conclusões

Há vários tipos de simetria que seus alunos podem descobrir com espelhos:

Simetria bilateral: um objeto, por exemplo o corpo humano, refletido em um plano aparece como um objeto completo.

Simetria rotacional: um objeto, por exemplo um círculo, aparece completo num espelho, mesmo se o espelho é rodado em torno de um eixo. Mas atenção: isso não abrange todos os casos de simetria rotacional. Uma melhor definição seria que se você rota um objeto ou padrão alguns graus se reflete igual (por exemplo, o símbolo de reciclagem ou o logotipo da Mercedes).

Simetria translacional: um padrão, por exemplo uma folha quadriculada, aparece contínuo cada vez que o espelho é deslocado a uma distância específica (por exemplo, um quadrado).

Uma hélice, por exemplo uma mola (ver fotos em 'Quiralidade'), não apresenta nem simetria bilateral, nem rotacional.